TEORIAS E METODOLOGIAS TRANSDISCIPLINARES
A Transdisciplinaridade como atitude epistemológica, ontológica para compreender o ser humano em processo civilizatório desenvolve e integra uma grande diversidade de teorias e metodologias como pôde ser observado ao longo do III CMTD/v.
O desafio de aplicar a TD está em como o pesquisador percebe o fenômeno e constrói seu objeto de pesquisa. A abordagem disciplinar clássica associada ao paradigma positivista postula: o real como objeto independente do observador; uma hipótese determinística e axiomática; racionalidade analítica baseada numa lógica do terceiro excluído e numa metodologia reducionista não transdimensional e em modelos hipotéticos dedutivos. Na abordagem TD, inclui-se o sujeito observador; a hipótese é transdisciplinar, complexa e inclui paradoxo; a abordagem é sistêmica, integrando os níveis de realidade em que está inserida; tem uma metodologia baseada em diferentes níveis de realidade, nível de racionalidade e nos diferentesníveis do Ser; aplica modelos que articulam o indutivo, o hipotético-dedutivo, o dialógico e o heurístico que une recursivamente o indutivo e o dedutivo.
Quanto à Metodologia, nota-se que a Transdisciplinaridade não possui uma metodologia canônica, pois deve recorrer ao grande corpo de recursos metodológicos existentes que melhor se adaptem aos diferentes processos de pesquisa. Vários instrumentos metodológicos apresentados trouxeram pouca inovação, e muitos deles, celebrados pelos pedagogos do século XX, já eram aplicados no exercício da disciplinaridade, multi, pluri e interdisciplinaridade. Os acima mencionados têm grande valor, pois são utilizáveis e plausíveis, embora careçam dos pré-requisitos da TD: Complexidade – Níveis de Realidade – Lógica do Terceiro Incluído, que são pilares fundacionais que podem gerar metodologias.
FONTE: AVALIAÇÃO DO III CONGRESSO MUNDIAL DE TRANSDISCIPLINARIDADE
https://www.tercercongresomundialtransdisciplinariedad.mx/br/avaliacao-do-iii-congresso-mundial-de-transdisciplinaridade/
