PILARES FUNDANTES DA TRANSDISCIPLINARIDADE
(...)
“Além disso, foram necessários maiores esclarecimentos durante as atividades para abordar a Complexidade, os Níveis de Realidade e a Lógica do Terceiro Incluído em um contexto transdisciplinar.
A Complexidade é compreendida a partir da categoria 'complexus', que significa tecer junto, que integra e transgride o reducionismo contido na abordagem disciplinar, pluri e multidisciplinar. Entendemos por Complexidade eventos de naturezas opostas ao mesmo tempo, tais como: convergência/divergência, produção/destruição, contínuo/descontínuo, analógico/digital; dentro/fora. A complexidade reconhece e nega a existência de tais separações, criando um tecido entre essas oposições, desde que sejam abordadas a partir de conceitos transdisciplinares: Níveis de Realidade e Lógicas Integrativas e Recursivas.
Quanto aos Níveis de Realidade, a TD percebe e reconhece a realidade como existente em diferentes dimensões, ou seja, é transdimensional para o Sujeito que a descobre. O primeiro nível de realidade corresponde à dimensão que é experienciada por meio de nossas expressões sensoriais. O próximo nível de realidade corresponde à dimensão psíquica, emocional e ao nível mental, racional e consciente, rumo ao nível que abarcam sentimentos. Este outro nível de realidade, de uma fenomenologia mais sutil, trata de ritos, mitos, símbolos e referências psíquicas e, em outras situações, de intuições e criações artísticas das culturas. Esse nível inclui campos de conhecimento que estão profundamente conectados: da micro realidade do 'quântico' à macro realidade do universo. Portanto, ao mesmo tempo, cada uma dessas dimensões possui várias referências, ou seja, cada uma delas é multirreferencial, pois expressam a mesma realidade a partir de uma pluralidade de metáforas e representações, sejam elas psicossocioculturais ou científicas. Além dos Níveis de Realidade, há no discurso transdisciplinar o que é denominado o Real que pertence ao intangível, ao inominável, ao indizível e à dissolução da substancialidade no vazio. Consequentemente, a experiência do Real é transubstancial, transpessoal, transubjetiva.
A Lógica do Terceiro Incluído é baseada na obra de Stéphane Lupasco, que é fundante para a Transdisciplinaridade. Esta Lógica supera as tensões criadas por uma escolha sim/não. Dessa forma, não estamos mais restritos a lógicas que geram soluções excludentes, intolerantes e absolutistas, de modo que se abrem possibilidades para percebermos a emergência de um terceiro termo, que permite movimentos entre os diferentes Níveis de Realidade. O terceiro incluído é o termo comum que une os dois primeiros além do nível das oposições.
A TD traz um refinamento da percepção que busca esclarecer a transdimensionalidade e multirreferencialidade da realidade, aproximando os Níveis de Realidade, que são o do Objeto da TD e dos Níveis de Percepção, que são o do Sujeito da TD."
FONTE: AVALIAÇÃO DO III CONGRESSO MUNDIAL DE TRANSDISCIPLINARIDADE
https://www.tercercongresomundialtransdisciplinariedad.mx/br/avaliacao-do-iii-congresso-mundial-de-transdisciplinaridade/
