Em 1970 em Nice, França, num Congresso Internacional sobre Educação a palavra Transdisciplinaridade é mencionada como sendo uma jubilosa transgressão das fronteiras entre as disciplinas, sobretudo no campo do ensino e da pesquisa. Em 1986 em Veneza, Itália, no Colóquio de Veneza: A Ciência Diante das Fronteiras do Conhecimento, é formulada a Declaração de Veneza. Esta é a primeira vez que a palavra Transdisciplinaridade foi mencionada no corpo de um documento oficial. Em1989 em Vancouver, Canadá, na Conferência: A Ciência e a Cultura para o Século XXI: um Programa de Sobrevida é formulada a Declaração de Vancouver, que trata da necessidade de medidas urgentes nos setores científico, cultural, econômico e político. Em 1991 na UNESCO Paris, França, o Congresso Ciência e Tradição: Perspectivas Transdisciplinares para o século XXI gera o documento do mesmo nome que trata das diretrizes para os anos vindouros, da onipotência da tecnociência e das contribuições inovadoras aportadas pela Transdisciplinaridade. Esta foi a primeira vez em que a palavra Transdisciplinaridade constou do título de um documento oficial. Em 1994 em Arrábida, Portugal, no I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade foi formulada e adotada a Carta da Transdisciplinaridade, que contém um conjunto de princípios fundamentais que regem a comunidade de espíritos transdisciplinares. Em 1995 em Tóquio, Japão, no Colóquio Ciência e Cultura: um caminho comum ao Futuro, foi formulada a Mensagem de Tóquio, que aborda a concepção tecnológica do progresso vis-à-vis a preservação das identidades culturais, os valores pelo respeito à diversidade e a feminilização do mundo. Em 1997 Locarno, Suiça, no Congresso Internacional ¿Que Universidade para o Amanhã? Em busca de uma evolução transdisciplinar da Universidade, foi elaborado um documento do mesmo nome que promove a Transdisciplinaridade como princípio norteador da pesquisa e do ensino.
Em 2005 em Vila Velha–Vitória, Brasil, no II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, foi formulada a Mensagem de Vila Velha–Vitória que tem como eixo norteador a emergência da atitude, pesquisa e ação transdisciplinar na existência.
Documento na íntegra: DECLARAÇÂO DO MÉXICO - https://www.tercercongresomundialtransdisciplinariedad.mx/br/declaracao-do-mexico/?fbclid=IwAR3Lkynw_8Q4y_ZuN76IOiBpMIRmzshc8KXrGaZD3XCs124iEjxA94FrpZ8