III CMT
OCORRÊNCIAS E PROPOSTAS QUE SURGIRAM DURANTE O III CMTD/V: a. Mudanças epistemológicas necessárias para alcançar um conhecimento transdisciplinar complexo e decolonial a fim de enfrentar os desafios humanitários e de dimensão mundial no século XXI; b. Processos dialógicos fundamentais para o século XXI no que se refere às seis Epistemologias Críticas de Vanguarda: · Epistemologia Ancestral; · Epistemologia da Transdisciplinaridade; · Epistemologia da Complexidade; · Epistemologia Decolonial; · Epistemologia Del Sur; · Epistemologia Materialista Revisitada; c. Mudanças ocorridas nas fronteiras dos campos cognitivos seguintes: Ciências Naturais Ciências Sociais/Humanas Ciências Exatas Ciências Artísticas Filosofia Religião; d. Intensa reflexão sobre Níveis de Realidade, Categorias do Terceiro Incluído, do Terceiro Secretamente Oculto; e. Processos transculturais complexos na era digital e da globalização, onde as diferenças e os conflitos são avassaladores; f. Reconhecimento e valorização de todos os processos cognitivos que rompem com a hegemonia e integram os conhecimentos ancestrais e os saberes tradicionais da Mãe Terra; g. Integração das produções culturais mundiais, com base em uma ética que exige um profundo respeito e solidariedade com a alteridade e com os direitos humanos de outros seres viventes; h. Superação da insustentável sociedade global do Antropoceno, para construir uma nova humanidade mais madura, uma nova civilização inclusiva, equitativa e sustentável do Sujeito Transdisciplinar, baseada nos direitos humanos, onde não há mais espaço para conflitos de guerra e violência política e étnica, para desigualdades de bens e recursos, para lacunas digitais e econômicas nas diversidades Norte-Sul e Leste-Oeste; i. Superar formas de educação discriminatórias e excludentes, desenvolver e implementar modelos pedagógicos transdisciplinares de educação de qualidade ao longo da vida, em particular em prol da inclusão e justiça social para sujeitos em situação de fragilidade e opressão em qualquer contexto da existência; j. Desenvolver Pesquisa Ação Participativa Transdisciplinar para impactar projetos que ultrapassem o poder hegemônico do saber, reconhecer e liberar todos os outros conhecimentos para o crescimento e o bem-estar integral, endógeno e solidário das comunidades locais e regionais; k. Reconstrução da relação Natureza Cultura em defesa da biodiversidade face às mudanças climáticas de modo a impulsionar a convivência democrática; l. Ressignificação da categoria de Sujeito, a partir das abordagens de Nicolescu, Morin e Decolonialidade para conseguir compreender e superar as contradições, tensões e conflitos que impactam as pessoas no planeta Terra para alcançar caminhos novos e mais avançados; m. Acesso a pesquisas sobre Culturas Ancestrais que abordem a Transubjetividade e a Transculturalidade, bem como o Diálogo Inter-transcultural e Inter-trans-religioso como contribuições para desenvolver a Cultura da Paz e do Bem Comum, a partir de uma Atitude Transdisciplinar." FONTE: AVALIAÇÃO DO III CONGRESSO MUNDIAL DE TRANSDISCIPLINARIDADE https://www.tercercongresomundialtransdisciplinariedad.mx/br/avaliacao-do-iii-congresso-mundial-de-transdisciplinaridade/
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